Foto: reprodução

A empresa norte-americana não busca ter acesso à mesma previsão do tempo que checamos diariamente. Na verdade, a agência quer investigar mais a fundo o que acontece no clima espacial -isto é fluxo e refluxos de partículas ao redor da Terra – e para isso aprovou o financiamento de um projeto chamado Atmospheric Waves Experiment (AWE).

O principal objetivo é analisar o impacto que esses movimentos climáticos têm na vida na Terra. Já se sabe que o clima espacial pode afetar drasticamente o funcionamento do GPS, o que representa grande impacto para a população, cada vez mais dependente de Waze, Google Maps e afins.

Em um post, a agência explicou que a missão envolve anexar instrumentos no exterior da Estação Espacial Internacional para que eles possam captar os fenômenos, em especial o “airglow”, faixas coloridas de luz na atmosfera da Terra.

E se você pensa que US$ 42 milhões são muito dinheiro, saiba que essa é apenas uma das várias missões do Programa de Exploração Heliofísica da NASA. Uma pequena missão destinada a complementar a grande pesquisa dos cientistas.

Paul Hertz, da NASA, contou em comunicado que o programa de exploração busca em projetos inovadores pequenos, e de custo limitado, ajuda para encontrar respostas sobre grandes mistérios do universo. “Esta missão atende a esse padrão com uma missão criativa e econômica para resolver mistérios sobre a atmosfera superior da Terra”.

Olhar Digital

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *