Açude de Boqueirão comemora 63 anos

Foto: reprodução

O Açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano está de parabéns, hoje o manancial completa 63 anos e como presente no último final de semana recebeu uma recarga considerável, que elevou o nível de água do manancial com uma das maiores cheias no período de menos de 24h nos últimos 15 anos. Em menos de uma semana, a lâmina de água subiu um metro e meio, o que corresponde a 16,8 milhões de metros cúbicos de nova água, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).

Conhecendo um pouquinho da História

O açude Epitácio Pessoa foi construído no governo do presidente Juscelino Kubitschek, entre os de 1951 e 1956. O segundo maior manancial da Paraíba e um dos maiores do Nordeste foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). 

A construção do açude solucionou o grave problema de abastecimento d’água de Campina Grande, pois a cidade ressentia-se de fontes de águas potáveis para a sua população, desde a inauguração do seu abastecimento urbano em 1939, em que tinha como fornecedora a represa de Vaca Brava, situada nas proximidades do município de Areia, no Agreste paraibano. 

Para o município de Boqueirão, o gigante Epitácio Pessoa trouxe grandes benefícios e colocou a cidade em destaque como um dos maiores produtores de frutas e verduras do Brasil, gerando dignidade e emprego renda. 

Atualmente o Açude de Boqueirão acumula pouco mais de 18% de capacidade e é o responsável por abastecer Campina Grande e outras 18 cidades.Depois de já ter sangrado por 18 vezes e sua história e atravessar secas terríveis, Boqueirão, vive dias de bonança e os paraibanos já sonham em ver o oásis se formar outra vez no Cariri paraibano.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *