Alimentação correta pode diminuir efeitos da menopausa

A menopausa, processo biológico natural do organismo das mulheres, pode apresentar diversos efeitos no cotidiano. Suor noturno, calor, insônia, irritação, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase na qual a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.

Para reduzir os sintomas, existe uma aliada natural: a alimentação. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento. A orientação é da nutricionista do Hapvida em Campina Grande, Iraci Sabino.

“Os alimentos são importantes aliados para diminuir os efeitos da menopausa, principalmente os grãos, os cereais integrais e as hortaliças, além de atividade física. A mulher desde os trinta e cinco anos de idade deve ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, dormir bem e evitar o tabaco e consumo de bebidas alcoólicas”, ressalta a nutricionista.

Cardápio saudável

Na perspectiva de assegurar um cardápio saudável, a nutricionista Iraci Sabino dá dicas de alimentos que auxiliem no combate aos efeitos da menopausa. Veja abaixo:

– Sementes oleaginosas e óleos vegetais 
– Cereais integrais, ovos e grãos 
– Frutas cítricas 
– Vegetais verdes escuros 
– Beterraba e sementes oleaginosas
-Vegetais verdes, leite e derivados 
– Castanha do Pará 
– Linhaça e peixes de água fria

– Aves e carne bovina 
– Frutos do mar 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *