Brasileiro feminino de volta! Com reforços e saídas, equipes retomam disputa da Série A1

Grêmio treina antes do retorno do Brasileiro feminino — Foto: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA

Líder Ferroviária encara o Corinthians nesta quarta-feira, às 19h30, no Parque São Jorge

O Brasileiro feminino Série A1 retorna nesta quarta-feira depois de ter sido paralisado por cinco meses. A disputa será retomada com o complemento da quinta rodada com três jogos pendentes: Santos x Audax, às 14h, Inter x Flamengo, às 15h30, e Corinthians x Ferroviária, às 19h30. As Guerreiras Grenás, campeãs na última temporada, são as atuais líderes da disputa com 12 pontos, assim como o Santos, que tem menor saldo de gols. A competição tem término programado para 6 de dezembro. Confira abaixo a situação dos clubes.

FERROVIÁRIA
Líder do atual Brasileiro A1 e campeã da última edição, a Ferroviária volta depois da parada com um reforço, a lateral direita Daiane, que retorna ao clube depois de quatro anos. O elenco grená voltou a treinar na primeira semana de agosto e tem pela frente justamente o rival na decisão da última disputa e também da última Libertadores, competição que perdeu: o Corinthians.

FLAMENGO
Não saiu nenhuma atleta. Quatro atletas retornam de lesão: Lia, Carol Matos, Scarlett e Patrícia. Três atletas foram promovidas da base definitivamente: Carol Pereira, Tainá e Maria Peck. Como reforço está a zagueira Cida, ex-Santos. O Flamengo ocupa a 13ª posição e é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Tem seis pontos em quatro jogos. No retorno, enfrenta o Internacional, na quarta-feira, às 19h30.

PALMEIRAS
O Palmeiras teve a perda importante de Bia Zaneratto, que mal teve tempo de atuar pelo time no Brasileiro A1 – com contrato com o Wuhan Xinjiyuan, da China, ela estava emprestada até junho. Mas o time alviverde não perdeu tempo e se reforçou. Chegaram a zagueira Janaína Queiroz e a meia Camilinha, que também atua como lateral-esquerda e já figurou em convocações da seleção brasileira comandada por Pia Sundhage. A defensora esteve as últimas três temporadas em Portugal e se destacou no Braga. O alviverde volta a jogar na disputa nacional diante da Ponte Preta, sábado, dia 29, às 15h, no Moisés Lucarelli.

Janaina e Camilinha reforçam o Palmeiras — Foto: Fabio Menotti

INTER
Com um elenco já recheado de bons nomes como Byanca Brasil, Fabi Simões, Bruna Benites, entre outras, o Inter assegurou mais um nome ex-seleção brasileira. O clube assinou com a atacante Rafa Travalão para a sequência da temporada com o Brasileiro e também a disputa do Gauchão no segundo semestre. Nesta quarta-feira, a equipe encara o Flamengo pela quinta rodada da disputa a partir de 15h30, no Sesc Campestre, em Porto Alegre.

CORINTHIANS
Apesar de ter tido o retorno de Millene para o Wuhan Chedu Jianghan, da China, o Corinthians manteve seu elenco em quase sua totalidade. Volta ao Brasileiro com nomes como Andressinha, Tamires, Erika, Gabi Zanotti, Adriana, entre outras, em eu valioso elenco. A reestreia na competição será justamente diante do grande rival da temporada passada, a Ferroviária. O confronto será nesta quarta, 19h30, no Parque São Jorge.

SANTOS
Não houve trocas. Todas seguem no clube. A meia Brena segue tratando da lesão ligamentar no joelho. Ela lesionou e passou por cirurgia antes da pandemia. Agora, está fazendo trabalho físico no gramado, mas ainda sem condições de jogo. O Santos é o vice-colocado com 100% de aproveitamento. São 12 pontos em quatro jogos. Recebe o Audax, na quarta-feira, às 16h.

GRÊMIO
O Grêmio não teve a chegada de reforços para a disputa da sequência do Brasileiro feminino. Sob o comando da técnica Patricia Gusmão, a equipe voltou aos treinos no último dia 11 de agosto. O retorno à disputa nacional será no sábado, no Mineirão. O jogo marcado para as 14h vai anteceder o clássico entre Cruzeiro e América-MG, válido pela Série B do Brasileiro masculino.

Grêmio treina antes do retorno do Brasileiro feminino — Foto: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA

SÃO JOSÉ
O São José não teve chegadas, mas garantiu a manutenção do elenco. Entre os destaques está a atacante Mylena Carioca, uma das artilheiras do campeonato com cinco gols. As Meninas da Águia enfrentam o Audax no dia 30, 15h, no Estádio José Liberatti.

IRANDUBA
Com volta marcada para sábado, no Barradão diante do Vitória, o Iranduba vive uma situação delicada para retornar à competição, tendo perdido a maioria das suas atletas em razão da perda do valor de patrocínio que havia sido acordado com a VeganNation. A equipe busca uma solução e a saída pode ser uma parceria com o 3B, também de Manaus e que disputa a A2. Veja o comunicado divulgado por Bosco Brasil Bindá, presidente do 3B:

“A questão da parceria 3B/Iranduba ainda requer de respaldo jurídico e junto a CBF. Existe a maior vontade de ajudar o elenco do Iranduba até mesmo pela questão de aquecer e fortalecer a modalidade, principalmente aqui no Amazonas. Irei me posicionar sobre isso somente nesta quarta-feira, às 16h através de nota. E dependendo da definição terei maior prazer em convocá-los até o CT”.

VITÓRIA
Após atrasar o pagamento dos salários das atletas e colocá-los em dia alguns meses depois, mesmo com declarações polêmicas do presidente do clube, o Vitória voltou às atividades em 10 de agosto, quando as atletas foram submetidas a exames de Covid-19, conforme protocolo determinado pela CBF. O time recebe o Iranduba, no Barradão, no sábado, 20h30.

SÃO PAULO
A equipe segue com o grupo completo para a disputa do Brasileiro feminino. No dia 4 de agosto, o grupo passou por testes Covid-19. em que duas atletas e um membro da comissão técnica foram diagnosticados com o vírus, se apresentando de forma assintomática, ficando afastados pelo período de 14 dias e observados pelo médico do clube. Dia 18, todas as atletas e comissão técnica passaram pelo segundo teste de COVID, sendo a contra prova do primeiro. Desde então, a equipe comandada por Lucas Piccinato trabalha para voltar a atuar, o que irá ocorrer diante do Minas Icesp, domingo, em Cotia.

CRUZEIRO
Nenhuma atleta deixou o clube. Chegou a atacante Mariana Santos, ex-Botafogo. Cinco estão lesionadas: Janaina, Thamirys, Tatá, Ana Júlia e Ambrózio. A equipe ocupa a 7ª posição com nove pontos em cinco jogos. No retorno, recebe o Grêmio, no sábado, às 14h, em partida já válida pela 6ª rodada.

PONTE PRETA
Ocorreu uma reformulação na comissão técnica. Os integrantes agora são: técnico Cláudio Lopes (Toddy); auxiliar técnico PC; preparador físico Lucas; treinador de goleiras Leonardo. A equipe perdeu duas jogadoras, Cláudia e Vitória Pardim, por contusão de joelho (LCA – Lesão de Ligamento Cruzado Anterior). A Ponte é a última colocada com cinco jogos e nenhum ponto conquistado. Joga no sábado, dia 29, em partida válida pela 6ª rodada. Recebe o Palmeiras, às 15h,

AVAÍ KINDERMANN
Nenhuma chegada nesse período. De baixa, a lateral Letícia deixou o clube após proposta de fora do Brasil. A equipe ocupa a 3ª posição com dez pontos em cinco jogos. É mais uma equipe que já cumpriu a 5ª rodada. Recebe o Santos, dia 30, às 15h.

MINAS ICESP
Elenco segue o mesmo. A novidade é a volta da lateral Layne que se recuperou de lesão no joelho direito, quando teve uma uma ruptura no ligamento cruzado anterior, na última temporada, no primeiro jogo da final do campeonato estadual, contra o Real Brasilia. A equipe ocupa a 10ª posição com seis pontos em cinco jogos. Também já cumpriu os compromissos da 5ª rodada. Enfrenta o São Paulo, fora de casa, no domingo, às 14h.

AUDAX
Chegaram duas atletas: a zagueira Joice Scatola e a atacante Aline Delmedico. (O clube contratou e está acertando a documentação de duas atletas: Kethelyn, ex-Corinthians, e Kemillyn, ex-Juventus). O Audax está no 14º lugar com nenhum ponto conquistado em quatro jogos. Enfrenta o Santos, na quarta-feira, às 16h.

Por Cíntia Barlem e Gabriela Rossi — Rio de Janeiro / Globo Esporte

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *