Cade julga cartel do metrô de São Paulo

Foto: Reprodução

Há seis anos, o Conselho investiga a formação de um cartel para fraudar licitações de trens e metrôs da capital paulista

Seis anos após o início das investigações, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai julgar nesta segunda-feira, 8, o cartel do Metrô de São Paulo. Como no segundo semestre o tribunal de conselheiros do Cade pode ficar sem quórum, já que os novos nomes indicados para o órgão ainda precisam de aprovação do Senado, o Conselho decidiu agendar a análise para julho.

O processo investiga a formação de um cartel para fraudar licitações de trens e metrôs da capital paulista. O caso é um dos maiores já investigados pelo Cade e inclui pelo menos 27 licitações, que resultaram em contratos de 9,4 bilhões de reais. De acordo com a investigação, o cartel começou a atuar em 1998, quando estava começando a preparação para a construção da linha lilás do metrô. O processo analisa o período em que o estado de São Paulo foi governado por Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

A Superintendência-Geral do Conselho concluiu que as empresas envolvidas fizeram acordos para fixar preços, dividir o mercado e delimitar condições, vantagens e abstenções em licitações públicas envolvendo os projetos de mobilidade urbana do estado. Apesar do foco maior em São Paulo, o problema também afetou as concorrências de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

Exame

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *