Cagepa garante que água de Boqueirão continua potável

A qualidade da água fornecida pelo o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e Região foi discutida em Audiência Pública que aconteceu no final da manhã desta quarta-feira, 01, na Câmara Municipal de Campina Grande, solicitada pelo vereador Alexandre do Sindicato (PHS). De acordo com Alexandre, é preciso esclarecer se a água segue potável para o consumo humano.

“Precisamos ouvir da Cagepa quais as medidas que eles estão tomando para tratamento desta água que nós estamos consumindo hoje”, disse.

Na ocasião o parlamentar apresentou áudio e vídeos feitos pela população, que nos últimos dias tem reclamado do odor e sabor da água que sai nas torneiras.

Em contra partida, representantes da Cagepa e UEPB mostraram relatórios que confirmam que a água que sai do manancial está recebendo o tratamento adequado para que chegue ao consumidor final, própria para o consumo.

Foto: Zenaide Ferreira

“Apresentamos as análises e medidas adotadas quando percebemos a mudança no odor e sabor da água. Inicialmente utilizamos o carvão ativado para eliminar o surgimento da substância Geosmina que tem mudado o odor da água, uma vez que parte das células estavam conseguindo passar pelas etapas do tratamento, foi necessário adicionar outro produto, ou seja, que é um polímero que vai ajudar a acabar com a Geosmina”, relatou Ronaldo Menezes, gerente regional da Cagepa.

Ronaldo ainda revelou que em alguns pontos de distribuição da água o odor já foi eliminado e reforçou que a população pode ficar tranquila sobre a questão da potabilidade.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *