Carnaval da Tradição de Campina Grande é cancelado

O desfile de escolas de samba conhecido como o “Carnaval da Tradição” não será realizado este ano em Campina Grande. O evento, que iria acontecer de 3 a 5 de março, foi cancelado. A informação foi divulgada pela prefeitura na manhã deste sábado (2). Essa será a primeira vez que o evento não acontece na cidade, após 48 anos de realização às margens do Açude Velho.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento informou que o cancelamento do evento se deu após a retenção de recursos destinados a três entidades da cidade que foram contempladas em convênios em 2018, que, por razões diversas, deixaram de prestar contas ou efetivamente não conseguiram cumprir os parâmetros básicos exigidos por lei.

De acordo com o presidente da Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas, Zé Neto, houve falha da associação. “Nos pediram uma prestação de contas que a gente vinha fazendo há mais de 30 anos de uma maneira, e aí esse ano fomos pegos de surpresa porque modificaram nosso sistema. Houve falha nossa porque a gente poderia ter visto o erro antes”, disse.

Além da Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas, realizadora do “Carnaval da Tradição”, mais duas entidades estão inadimplentes com o município por problemas na prestação de contas relativas aos repasses da prefeitura em 2018.

Segundo a prefeitura, “trata-se de uma situação desconfortável, principalmente levando-se em conta que, apesar de todas as dificuldades econômicas e conjunturais, a prefeitura tem feito, desde 2013, um esforço extraordinário para que as entidades responsáveis pela organização dos eventos no período de Carnaval – que desde 2018 estão inseridos no projeto ‘Carnaval da Paz’- recebam o suporte financeiro mínimo do município”.

Ainda de acordo com a nota, por maior que seja a vontade da prefeitura de apoiar esses eventos, são importantes os compromissos institucionais objetivos do poder público municipal no tocante aos quesitos transparência, responsabilidade fiscal e zelo na aplicação do dinheiro do contribuinte repassado a terceiros.

G1-PB

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *