Com elenco de paraibanos, filme “Bacurau” vence prêmio do júri no Festival de Cannes

Dirigido pelos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o filme Bacurau ganhou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes 2019, dividindo a honraria com o francês Os Miseráveis, de Ladj Ly.

O longa, que é estrelado por Sônia Braga, conta também no elenco com os atores paraibanos Buda Lira, Thardely Lima, Suzy Lopes, Ingrid Trigueiro, Jamila Costa e Dani Barbosa. Bacurau foi gravado no Sertão de Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba.

“Queria mandar um beijo para todo mundo do Recife, Pernambuco”, disse Mendonça Filho, no palco da cerimônia. “Faz 20 anos que venho, era uma jornalista e descobri muitos filmes aqui”, completou o cineasta, que em seguida celebrou o Bruno Ghetti.

Fora do mapa

Com caráter distópico, “Bacurau” se passa em uma cidade fictícia de mesmo nome, em um futuro próximo, no interior de Pernambuco. Na trama, o vilarejo começa a ser sabotado por grupos interessados em exterminar o local –nos mapas oficiais, a cidade já não existe mais. Água, comida e sinal de celular também já foram cortados, e quando forasteiros aparecem na região, os habitantes se unem para resistir ao extermínio.

O elenco conta com Sônia Braga, Karine Teles, Barbara Colen e o ator alemão Udo Kier. Com estilo a meio caminho entre o realista e o metafórico, o longa conta um forte viés político, com notório paralelo com o Brasil conservador de Jair Bolsonaro. A cidade de Bacurau, com seus habitantes orgulhosos da própria cultura e ciosos do respeito às diferenças de comportamento entre si, pode ser compreendida, alegoricamente, como um centro de resistência a investidas de forças reacionárias.

Com Paraíba Todo Dia

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *