“Empoderamento feminino” foi o principal tema de Oficina na CMCG

A Câmara de Vereadores de Campina Grande promoveu, nesta sexta-feira (31), das 8h30 às 16h, em parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, a Oficina “Senado Mulheres nas Casas Legislativas”. O evento aconteceu no plenário da Câmara e contou com palestras, oficinas e debates sobre o empoderamento feminino, a saúde da mulher e a participação feminina na política.

A abertura contou com presença da presidente da Câmara de Campina Grande, vereadora Ivonete Ludgério; do coordenador-geral do Instituto Legislativo Brasileiro, Francisco Etelvino Biondo; da coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado Federal, Rita Polli Rebelo e do diretor executivo do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, Charles Mendes.

A vereadora Ivonete Ludgério disse na ocasião que a luta das mulheres ainda vai persistir por muito tempo até que alcance um equilíbrio de forças na sociedade. “Nós mulheres somos independentes e podemos viver sem a tutela masculina; muitos homens não aceitam esse empoderamento e apesar dos avanços como o que aconteceu com o advento da Lei Maria da Penha, ainda é temos que lutar muito contra a violência”, frisou a vereadora. Ela ainda acrescentou que falta punição para todos os tipos de crime no país e que é preciso, além de endurecer as leis, colocar em prática as que já existem e que a violência contra as mulheres acontece em todas as classes sociais.

Foto: Ascom

A primeira palestra, ministrada pela manhã no plenário da Câmara, por Henrique Marques Ribeiro, coordenador do Observatório da Mulher contra a Violência, teve como tema:  “Observatório da Mulher contra a Violência – Análise de Dados para o Aprimoramento das Políticas Públicas”. Já durante a tarde, a partir das 13h30, também no plenário, aconteceu a Oficina Desafios para Ascensão Profissional de Mulheres, realizada pela jornalista Ramila Moura, da Procuradoria da Mulher e por Maria Terezinha Nunes, gestora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal. No mesmo horário, realizada no Salão Nobre da Câmara, houve a Oficina Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida, ministrada por Rita Polli Rebelo, coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado Federal.

Foram registradas a participação de muitas mulheres de outros municípios, além de Campina Grande, como Areia, Lagoa Seca, Olivedos, Puxinanã, Queimadas e Soledade.

Redação com Ascom

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *