Financial Times questiona dados apresentados pelo IBGE sobre crescimento do PIB no Brasil

O jornal inglês Financial Times, em publicação na noite desta terça-feira (3), apontou que os dados divulgados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, acerca do crescimento de 0,6% no PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2019 não são verdadeiros.

De acordo com reportagem do jornal londrino, as estatísticas econômicas do governo brasileiro têm falhas nos números sobre as exportações, que influenciam a cotação da moeda, superfaturado o PIB para 0,6%, ou seja, bem menor.

Gustavo Rangel, economista-chefe da América Latina no ING Financial Markets, em Nova York, afirmou que os dados do PIB, embora melhores do que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas por causa de um número incomumente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica.

O FT registra que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) admite que pode ter que revisar os dados do terceiro trimestre, mas normalmente faria isso em apenas um ano. No entanto, dada a magnitude do erro do Ministério da Economia, era possível que um número revisado fosse divulgado juntamente com os números do quarto trimestre, programados para o início de março de 2020.

WSCOM

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *