Governador confirma 1° Museu da cidade de João Pessoa, sede do Procon e reforma da Casa de Artesanato

Foto: Reprodução

A nova abordagem do multimídia e analista politico Walter Santos traz, na manhã desta quinta-feira (26), com foco na garantia dada pelo governador João Azevêdo, a implantação do primeiro Museu da Cidade na casa onde morou João Pessoa, na Praça da Independência, mais uma base do Procon Estadual e a reforma na Casa do Artesanato, ao lado.

Eis a análise, a seguir:

Enfim, o Museu de João Pessoa sai do papel ainda com ajustes para recuperar Casa do Artesanato

Quem passa pela Praça da Independência, no Centro da capital paraibana, há tempo convive com um prédio bonito, onde nele morou João Pessoa, merecendo reforma mas agora com obras efetivamente em andamento para consolidar, enfim, o Museu da Cidade com foco no seu principal personagem.

Em contato com o Blog, o governador João Azevêdo anunciou além do Museu a construção em prédio anexo do Procon do Estado e ainda ajustes na licitação para recuperar a casa do Artesanato ao lado, também com projeção de obra nos próximos dias.

A MEMÓRIA DE JOÃO PESSOA – Oitenta e nove anos depois de sua morte em condições trágicas conhecidas, há tempo o Governo deve à sociedade uma base física decente com a instalação de um Museu da Cidade abordando o personagem/origem da Capital do Estado, uma vez que é inadmissível não dispormos de equipamento memorial de nível e à altura da história.

NOVELA ANTIGA – Esta é uma novela antiga iniciada em 1998 com a aquisição da Casa onde morou João Pessoa pelo Governo, via Paraiban, ainda na gestão de José Maranhão, à época abrigando no anexo onde será construído o Procon, o Memorial Sivuca, cujos recursos foram consolidados pelo Ministro Juca Ferreira em despacho com o então Secretário de Cultura, Flávio Tavares ( este também genial pintor internacional paraibano) mas, em seguida, o governador Ricardo Coutinho não deu prosseguimento.

Conta a história que desde Maranhão até os dias de hoje os diversos governos sucedâneos passando ainda pela gestão Cássio Cunha Lima programaram mas não executaram de fato as obras do Museu da Cidade.

AINDA O ARTESANATO – O governador nos garantiu que a obra da Casa do Artesanato já inicia ser iniciada quando foi preciso readequar a licitação por necessidade urgente de reformar todo telhado, mas aguarda para os próximos dias a conclusão processual para também iniciar a reforma.

Justiça seja feita, foi sob inspiração da então Primeira Dama Silvia Cunha Lima na gestão de Cássio que o equipamento bem montado abordando a arte primitiva do Estado ali se afirmou, hoje merecendo recuperação como se projeta.

– De última hora, constatou-se problemas no teto da casa exigindo ajustes na licitação para abrigar toda a reforma no telhado, mas tudo está sendo processado visando gerar as condições legais para começar a obra – revelou o governador.

Seja como for, a cena aponta medidas efetivas para ganharmos um Museu da Cidade e ainda dois outros equipamentos de excelente nível a aquecer nossa memória histórica.

E SIVUCA? – Até hoje não saiu do papel o Memorial Sivuca, cujo projeto da Art3 de São Paulo não encontrou abrigo real para ser implementado.

A última versão está parada na UFPB agora ameaçada pelos cortes de verbas do Ministério da Educação levando agonia e tristeza à família, em especial à viúva, cantora, compositora e escritora Glorinha Gadelha.

E agora? Eis uma provocação a mais na direção do Governo do Estado, pois já chegou a receber os recursos para a obras mas não quis executá-la.

Até quando vamos tratar o maior instrumentista sinfônico global de Itabaiana com tamanho descaso? Desafio para professor e Secretário de Cultura, Damião Ramos Cavalcanti.

O fato é que João Azevedo está executando o primeiro Museu da Cidade.

UMAS & OUTRAS

…Mistério é o nome que se dá às articulações políticas de bastidores pelos principais integrantes da base socialista rompida com o ex-governador Ricardo se preparando para montar novo partido, pois no PSB como está não ficarão.
…Edvaldo Rosas e Ronaldo Barbosa representam a articulação maiúscula em gestação, embora sem querer dar pistas e detalhes da macro operação.
…A Paraíba se prepara para conviver com nova geopolítica fruto da séria crise no PSB paraibano.

WSCOM

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *