Pandemia exige que profissionais de saúde reforcem imunidade

Profissionais da saúde aderem a cardápio funcional

A dica é elaborar cardápios práticos, mas que incluam alimentos funcionais para fortalecer organismo

Por Isabelle Monteiro

Enfrentar a pandemia do novo Coronavírus não está sendo fácil. Para quem atua na linha de frente no atendimento aos pacientes com COVID-19, a rotina é ainda mais dura, exigindo grande esforço físico e psicológico desses profissionais. Para continuar firme, é preciso que a imunidade esteja em dia, o que pode ser alcançado com uma alimentação balanceada e funcional.

Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, Janemary Malheiro, a escolha certa dos ingredientes pode agregar sabor e nutrientes essenciais a pratos simples e práticos. “É possível alimentar-se bem, sem passar muito tempo na cozinha”, garante.

“Sabemos que o dia dos profissionais de saúde está corrido e que ter um tempo para preparar o próprio alimento já não é tão fácil, fazendo com que muitos tenham se alimentado mal. Para garantir a saciedade e os nutrientes necessários ao fortalecimento da imunidade, nossa dica é optar por alimentos funcionais”, destacou Malheiro.

Como exemplo de cardápio nutritivo, funcional e rápido, professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNINASSAU prepararam um almoço exclusivo para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade (SAMU). A refeição incluiu um macarrão no açafrão, refogado com couve, cebola roxa e cenoura, além de uma proteína.

“A escolha desse prato foi pelos seus ingredientes, pois é composto apenas por alimentos funcionais, ou seja, que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, devido a seus valores nutricionais. O açafrão é conhecido mundialmente por suas propriedades antiinflamatórias e bactericidas; já a couve folha é rica em minerais e vitaminas; a cebola roxa é energética e possui alto teor de betacaroteno, um potente antioxidante; e a cenoura, também rica em betacaroteno, ainda oferece fibras, minerais como fósforo, potássio e cálcio, além das vitaminas A, B2, B3 e C”, detalhou a nutricionista.

No total, a UNINASSAU preparou e entregou 40 almoços funcionais, acompanhados por suco verde, para os profissionais do SAMU, na última quarta-feira (20). A ação teve como objetivo agradecer e contribuir para a saúde de quem está trabalhando diariamente na luta contra a COVID-19 em Campina Grande.

Quer preparar a receita do Macarrão Funcional, mencionado nesta matéria, na sua casa? Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir:

MACARRÃO FUNCIONAL

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de uma massa curta de grano duro
5 folhas de couve
½ cebola roxa
1 cenoura
1 dente de alho
sal a gosto
azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Preparo dos ingredientes funcionais: 1. Em uma panela, ferva 3 litros de água em fogo alto; 2. Enquanto isso higienize bem as folhas de couve, a cebola roxa e a cenoura e seque-as com um papel toalha; 3. Empilhe uma folha de couve sobre a outra na tábua de cortar, enrole formando um charutinho e corte em fatias médias; 4. Corte a cebola em tiras; 5. Descasque a cenoura e, ainda com o descascador de legumes, faça tiras longas da cenoura no sentido do comprimento. 5. Descasque e pique fino o dente de alho.

Preparo da massa: 1. Assim que a água ferver, acrescente 1 ½ colher (sopa) de sal e açafrão à gosto; 2. Coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente (mexa de vez em quando para o macarrão não grudar um no outro); 3. Escorra o macarrão, reservando uma xícara de chá da água do cozimento.

Preparo do molho: 1. Leve uma frigideira grande ao fogo médio; 2. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e adicione a couve em tiras, mexendo bem logo em seguida; 3. Junte a cenoura, a cebola e tempere com uma pitada de sal – Refogue por cerca de 3 minutos, ou até as hortaliças ficarem macias; 4. Abra um espaço no centro da frigideira, adicione 1 colher (sopa) de azeite e acrescente o alho picado. Deixe fritar por alguns segundos e misture ao refogado. Desligue o fogo. 5. Misture o macarrão ao refogado da frigideira e adicione a água do cozimento reservada, aos poucos, misturando com a espátula. 6. Sirva com a proteína de sua preferência

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *