Papa convoca especialistas em pedofilia para cúpula no Vaticano

O Papa Francisco nomeou uma equipe de religiosos, incluindo os dois maiores especialistas em pedofilia, o arcebispo maltês Charles Scicluna e o jesuíta alemão Hans Zollner, para coordenar a cúpula mundial sobre abuso sexual de menores na Igreja, a ser realizada em fevereiro no Vaticano.

“O papa Francisco quer que os líderes da Igreja entendam completamente o impacto devastador das vítimas de abuso sexual pelo clero”, declarou Greg Burke, porta-voz da Santa Sé.

Os chefes das 113 conferências episcopais do mundo foram convocados pelo pontífice argentino para uma cúpula extraordinária que busca evitar o abuso sexual por parte do clero, um escândalo que desacreditou a instituição em todos os continentes.

O evento, o primeiro desse tipo, acontecerá de 21 a 24 de fevereiro e quer ser uma resposta concreta ao escândalo da pedofilia dentro da igreja e a seu acobertamento. “A reunião é, em primeiro lugar, com os bispos, porque eles têm uma grande responsabilidade para lidar com este grave problema. Foram convidados homens e mulheres especialistas no campo do abuso para ajudar a estabelecer o que precisa ser feito para garantir transparência e a responsabilidade”, explicou o porta-voz.

Fazem parte do comitê organizador o arcebispo de Scicluna, o padre Hans Zollner, o cardeal americano Blase Cupich e o cardeal indiano Oswald Gracias. O monsenhor Scicluna acaba de ser nomeado para o influente cargo de secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé.

Exame

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *