Pela 2ª vez dois times da Paraíba chegam juntos na fase que define um acesso

Foto: Zenaide Ferreira

Campina Grande pode acordar na terça-feira,  com todos os lados da cidade felizes por conta de dois acessos. Campinense e Treze chegaram nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro e ambos, agora, estão a um jogo da Série C do ano que vem. Essa, no entanto, é apenas a segunda vez que dois times da Paraíba chegam juntos para a fase que define as vagas na divisão de cima. O Galo decide o seu destino no domingo, contra o Caxias, no Rio Grande do Sul. A Raposa recebe o Ferroviário, no Estádio Amigão, em busca da ascensão no cenário nacional.

Na última vez que dois paraibanos ficaram bem próximos de, juntos, alegrar duas grandes torcidas da Paraíba em Campeonato Brasileiro, o Campinense estava lá. Ao lado do Botafogo-PB, na Série C do Campeonato Brasileiro de 2003, o Rubro-Negro por pouco não chegou à segunda divisão nacional.

Em duas campanhas memoráveis, Belo e Raposa bateram vários clubes na terceirona daquele ano e chegaram até o quadrangular final do torneio. Tiveram a companhia de Ituano e Santo André. Foi um Paraíba x São Paulo.
No decorrer da competição, o Ituano conseguiu o acesso com uma rodada de antecedência, tirando, antes dos últimos jogos, a possibilidade dos clubes paraibanos ascenderem para a Série B juntos. Na última rodada, Santo André, Campinense e Botafogo-PB lutaram pela vaga que sobrou. Em João Pessoa, o Belo empatou com o Ituano, enquanto que no interior paulista o Santo André bateu a Raposa e garantiu sua vaga na segunda divisão do ano seguinte.

Para quebrar essa escrita de nunca dois clubes paraibanos terem subido juntos, o Campinense precisa vencer seu jogo contra o Ferroviário, enquanto que ao Treze basta apenas empatar com o Caxias. O Rubro-Negro perdeu o duelo de ida, no Ceará, por 3 a 2 e tem que ganhar por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Caso passe pelo time cearense com uma vitória de mais de dois gols de diferença, a Raposa estará na Série C do ano que vem. A partida será disputada às 19h da segunda-feira.

A situação do Treze em termos de resultado é um pouco mais tranquila. No primeiro duelo, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, o Galo da Borborema venceu o Caxias por 1 a 0 e agora joga pelo empate para vibrar com o acesso. No entanto, vai ao Rio Grande do Sul encarar o time gaúcho no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e vai enfrentar a pressão da torcida da equipe grená e o pesado frio da região. O duelo acontece às 16h do domingo.

GE-PB

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *