Adversários na Série D, Itabaiana e Campinense Clube possuem ídolo em comum

Campinense e Itabaiana se enfrentam neste domingo (14/08), às 19h, no Estádio Amigão, em Campina Grande/PB, pelo primeiro jogo da Terceira Fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Diversos atletas tiveram a honra de atuar nestas duas tradicionais equipes, entretanto, um deles ficou marcado eternamente na história dos dois clubes, conseguindo o status de ídolo das duas torcidas.

Eusébio Bispo dos Santos, o Debinha, ainda com 13 anos de idade, começou a jogar futebol na cidade de Itabaiana, na década de 1950. Sua técnica e disciplina tática despertaram o interesse do Itabaiana, que o contratou. No Tricolor da Serra, o ainda Eusébio assumiu a titularidade da equipe, transferindo-se mais tarde para o rival Confiança, onde também marcou época.

Debinha foi destaque, ainda, no Santa Cruz/PE, ABC/RN e Campinense/PB. No clube paraibano deixou seu nome gravado ao participar ativamente de diversas conquistas, tendo, inclusive, marcado o gol do hexacampeonato paraibano da Raposa.

Debinha encerrou sua carreira de sucesso no Itabaiana, atuando seus últimos 4 anos como atleta profissional na equipe tricolor, de 1972 a 1975, conquistando o título de Campeão Sergipano de 1973 e marcando seu nome na história da Olímpica. Por conta da sua disciplina e identificação com o clube, muitos apostavam que Debinha seria o técnico do Tremendão assim que pendurasse as chuteiras. No entanto, apesar de ter assumido o comando da equipe algumas vezes como interino, não seguiu a carreira de treinador.

Debinha faleceu no ano de 2003, após uma parada cardiovascular. Uma curiosidade digna de nota é que a família de Debinha gerou diversos jogadores de futebol. Os irmãos Evangelista e Gonçalinho foram também exímios atletas, tendo o último também jogado no Itabaiana e conquistado o título de campeão da Zona Centro, em 1959. Debinha era também tio do jogador Gustinho, que marcou época no Tremendão da Serra, sendo o capitão do Pentacampeonato Sergipano.

 

 

Debinha no Campinense da Paraíba. Ele é o penúltimo agachado. Jogador fez o gol do hexacampeonato paraibano.

Debinha no Campinense da Paraíba. Ele é o penúltimo agachado. Jogador fez o gol do hexacampeonato paraibano.

O início e fim da carreira de Debinha foram no Itabaiana. Ele é o penúltimo agachado nesta foto de 1975

O início e fim da carreira de Debinha foram no Itabaiana. Ele é o penúltimo agachado nesta foto de 1975

 

Fonte: Ascom

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *