Cientistas desenvolvem robô para fazer testes de coronavírus em pacientes e evitar contaminação

A máquina é controlada remotamente e é capaz de coletar amostras colhidas das vias respiratórias do paciente (Foto: Reprodução/Youtube)

Máquina é controlada remotamente e é capaz de coletar amostras das vias respiratórias

Cientistas coreanos do Instituto de Máquinas e Materiais da Coreia (Korea Institute of Machinery and Materials) estão desenvolvendo um robô que poderá substituir profissionais de saúde na testagem de pacientes infectados com o novo coronavírus. O objetivo é evitar a contaminação dos profissionais e evitar a propagação da doença.

A máquina é controlada remotamente e é capaz de coletar amostras das vias respiratórias do paciente com uma espécie de cotonete, um dos testes mais comuns para detectar a covid-19 atualmente.

O sistema criado pelos pesquisadores inclui um estabilizador de cabeça como apoio para o paciente durante o procedimento, além de um joystick e uma tela que são usados por operador humano para manobrar o robô. Por meio de um monitor é possível ver o caminho da narina até a parte posterior da garganta, permitindo que o controlador do robô pegue as amostras com mais precisão. 

Seo Joon-ho, porta-voz do Laboratório de dispositivos Médicos do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Convergência Daegu, espera que o robô também seja usado detectar outras doenças. “Espero que essa tecnologia seja usada como um dos métodos de coleta não presenciais. Amostras de doenças infecciosas de alto risco, incluindo covid-19, para impedir a propagação de doenças em um ambiente médico seguro. Espero que seja clinicamente útil para o diagnóstico de doenças infecciosas no futuro”, disse o médico ao Daily Mail. 

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

Época Negócios

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *