Dono do único cinema de rua da PB vai ser homenageado em evento internacional

Há seis anos, a rotina de Regilson Cavalcante se divide entre duas atividades e paixões: a de mecânico e a de exibidor de filmes, sendo a última realizada no Cine RT, único cinema de rua da Paraíba, localizado na cidade de Remígio, no Agreste paraibano, para a qual ele dedica boa parte da sua atenção e cuidado.

Como reflexo dessa dedicação à sétima arte, ele, que é proprietário do Cine RT, vem ganhando reconhecimento no setor e será homenageado na Expocine, que é considerada a maior convenção da indústria cinematográfica da América do Sul e segunda maior do gênero no mundo, em número de participantes.

Esse ano, o evento, que está em uma quinta edição, vai acontecer de 2 a 5 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, prestando homenagens aos profissionais do mercado que se destacam por suas contribuições e realizações.

O depoimento do exibidor de filmes reflete a satisfação dele em perceber que o trabalho desenvolvido por meio do cinema está conseguindo visibilidade, passados momentos de extrema dificuldade e falta de reconhecimento.

“Pra mim foi uma grande surpresa, e se tratando de um evento grandioso que é a Expocine, é uma honra enorme para mim, estou muito feliz!”, declarou Regilson Cavalcante, ao comentar sobre a emoção de ser homenageado no evento.

Homenageado, Regilson Cavalcante, é natural da cidade de Remígio, no Agreste paraibano — Foto: Regilson Cavalcante/Arquivo Pessoal

O cofundador da Expocine, Marcelo Lima, pontuou que “a história do Regilson e do seu cinema não é apenas comovente, mas é também uma lembrança do porquê trabalhamos nesta indústria e acreditamos no cinema como uma das melhores formas de entretenimento. A decisão de homenageá-lo vai ao encontro de tudo que a Expocine apoia e é uma forma de homenagear todos os exibidores independentes que mantém viva a magia da sétima arte”.

Interesse por cinema

Regilson, que é natural da cidade de Remígio, revela que o interesse por cinema surgiu ainda na infância, quando ele era frequentador assíduo do Cine São José, localizado também em Remígio. Era nesse local que ele assistia à matinês e foi por ele que Regilson desenvolveu um grande laço afetivo. Mas o espaço foi desativado e, no ano de 2012, o então mecânico profissional decidiu montar o próprio cinema, como forma de propiciar aos moradores da cidade o acesso à cultura.

Apesar de dispor de poucos recursos financeiros, Regilson alugou o imóvel e, após adquirir o projetor 35mm do antigo Cine São José, reativou o cinema de rua na cidade, que ficou sendo mantido financeiramente com a ajuda da oficina mecânica da qual ele também é proprietário.

Modernização do espaço

O primeiro filme exibido no Cine RT foi ‘A Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte 1’, que estava há um mês em cartaz nos outros cinemas. Regilson explica que no início o empreendimento contava com cadeiras de plástico, som analógico e nenhum equipamento próprio para cinema.

Com uma média de dez visitantes por sessão, o local, que ainda funciona em um espaço alugado, aos poucos foi conseguindo se modernizar, adquiriu poltronas, passou por reformas estruturais e por um processo de digitalização. Atualmente, o Cine RT chega a receber em média 200 pessoas nas semanas convencionais e até 600 pessoas nas semanas em que há lançamentos, que hoje ocorrem simultaneamente às exibições de outros cinemas do país.

O Cine RT tem capacidade para um público de 100 pessoas e funciona diariamente, das 13h às 23h, aos cuidados de Regilson, que divide o tempo dele entre a oficina e o cinema, cuidando ainda da programação, das questões financeiras e até do marketing dos seus empreendimentos.

G1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *