IPC da Paraíba participa de reunião no Ministério da Justiça

Foto: Ascom

O Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil da Paraíba, representado pelo diretor Marcelo Burity, participou na última quinta-feira, 31 de março, de uma reunião com o Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC).

A reunião foi promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e teve como objetivo discutir demandas dos estados e alinhar estratégias nacionais referentes às atividades da Polícia Científica.

De acordo com Marcelo, um dos temas em discussão foram as adequações às cadeias de custódia, assunto que a Paraíba já desponta como referência nacional, tendo em vista a qualidade do serviço no IPC.

“Em 2020, nós já recebíamos visitas de autoridades nacionais, que vieram conferir o funcionamento da nossa cadeia de custódia. Eles elogiaram bastante o nosso trabalho, classificando-o como exemplo a ser seguido”, disse Burity.

Cadeia de Custódia

A Cadeia de Custódia é todo o processo de armazenamento e tramitação interna de materiais colhidos pela Perícia, nos mais diversos locais de crimes e suas modalidades, de modo que esses resíduos possam se manter guardados por muito tempo. “É o zelo com a prova científica do crime. O criminoso pode passar anos a fio achando que não será punido, mas a qualquer momento, com esses resíduos preservados, o jogo pode mudar”, concluiu o diretor do IPC.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *