Morre ex-deputado Armando Abílio

O ex-deputado Armando Abílio, de 75 anos, foi encontrado morto agora pela manhã, na sua residência. Ele passou o dia de ontem sentindo um cansaço e achou que estava com sintomas de Covid.

Ontem à noite avisou à esposa que dormiria num outro quarto, separado dela, pois suspeitava que estava com Covid e ia se isolar.

Hoje, pelas 6:30 horas, como ele, que sempre acordava às 5 horas para caminhar, não saiu do quarto, seus familiares foram vê-lo e o encontraram caído ao chão, morto.

ARMANDO ABÍLIO, DE SEMINARISTA A DEPUTADO FEDERAL

A história do médico, ex-seminarista deputado federal Armando Abílio

Armando Abílio Vieira, nasceu em Itaporanga-PB, no dia 29 de dezembro de 1944, filho de Luiza Martins Vieira  e Argemiro Abílio Vieira .  Com apenas 9 anos de idade deu entrada no seminário de formação paroquial, com o intuito de ser padre. Durante o período de férias dos estudos voltava para sua cidade Diamante-PB, onde o seu pai tinha uma mercearia e a função de Armando, era pesar e embalar os produtos.

Aos 18 anos, em 1962 ingressou, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Ainda durante a sua formação de medicina, fez residência hospitalar no Hospital Oswaldo Cruz, e em 1968 estava formado como médico. Sua primeira especialidade foi obstetrícia.

Anos a frente, o destino lhe traria até a cidade de Esperança, interior da Paraíba. Na cidade Armando Abílio construiu a sua família, carreira médica, empresarial e política.

Família

Armando Abílio tem 5 filhos com a sua esposa Rosimere Bronzeado, são eles: José Bronzeado Sobrinho Neto, Renata Bronzeado, Ana Luísa Bronzeado, Cintia Abrantes e Juliana Bronzeado.

Carreira médica e empresarial

Dr. Armando como ficou conhecido na região,  construiu o maior hospital do agreste paraibano, na época conhecido como Hospital Geral, onde contava com todas as especialidades com também com uma super estrutura, como UTI e centros cirúrgicos. Além do hospital, também foi proprietário de um posto de combustível, uma gráfica, uma transportadora, uma farmácia e uma rádio comercial. O Hospital Geral foi fechado,  quando a saúde da Paraíba passou a ser municipalizada. Hoje, Abílio ainda tem uma clínica de saúde, onde atende médicos de várias especialidades como também realiza vários exames, também é sócio da Rádio Cidade AM 1310.

Vida Política

Em 1982, filiou-se ao Partido Democrático (PSD), foi eleito vice-prefeito da cidade de Esperança-PB. Mesmo se desligando do PSD.Em 1989,filiou-se ao partido de Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) onde permaneceu até 1990.

Em outro de 1994,elegeu-se Deputado Federal pelo PMDB,concluindo seu mandato na Assembleia Legislativa paraibana em Janeiro de 1995.Foi deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro da Paraíba entre 1995 e 2010.

Atualmente Armando Abílio, trabalha como Clínico Geral na sua própria clínica na cidade de Esperança-PB, também apresenta um programa todos os sábados de nome “Tribuna do Povo”, que vai ao ar em duas emissoras, as rádios Cidade AM 1310 e Ban FM 87.9. No programa ele trás entrevistados como médicos, políticos e figuras públicas. Mesmo sem mandato, Armando não se afastou da política, pois a sua esposa Rosa Bronzeado, como é conhecida na cidade é a atual vice-prefeita de Esperança e pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo ex-deputado estadual Arnaldo Monteiro. Então Abílio ainda hoje atua e tem influência no meio político.

Produzido por: Pedro Henrique, Deborah e Claudiane Brito. Estudantes de jornalismo da UEPB.F

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *