Paraíba tem a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste

Entre os estados do Nordeste, a Paraíba possui a menor taxa de mortalidade infantil e se destaca em nono lugar, apresentando melhores resultados que a média nacional.  Segundo mostram os dados do Ministério da Saúde (MS).

No período de 2010 a 2016, a Paraíba apresentou uma redução de 13% da Taxa de Mortalidade Infantil, sendo o estado nordestino com o menor índice. São 12,64 óbitos para cada 1000 nascidos vivos. Em 2016, após 26 anos em queda, a taxa de mortalidade infantil (TMI) no Brasil voltou a subir.

Assim como em todo o país, houve um crescimento no ano de 2016, “parte ocasionado pela epidemia de Arboviroses e o surgimento do Zika Vírus”, explicou Diana Pinto, chefe da Gerência Operacional de Resposta Rápida, setor que acompanha os indicadores de saúde na SES.

Para a secretária de Estado da Saúde (SES), Claudia Veras, vários aspectos contribuíram para a redução da mortalidade infantil na Paraíba. “Tivemos investimento na rede hospitalar, implantação de novos leitos de UTI pediátrica e UTI neonatal. Investimos também no banco de leite, para a ampliação da coleta de leite humano, para dar suporte aos bebês prematuros. Investimento na rede de atenção hospitalar, que foi bastante significativo. Tivemos a implantação e o incentivo do Programa de Residências Médica estadual, que inclui residência em obstetrícia, residência em pediatria, residência multiprofissional em pediatria”, completa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *