Parceria entre PMJP e Botafogo-PB promove programa de incentivo ao futebol

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Botafogo permitiu que o Programa Esportivo Educacional (Pese) continuasse pelo terceiro ano consecutivo em 2015. É por meio do Pese que cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino utilizam o espaço do Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno e praticam futebol no horário oposto ao da escola.

No núcleo Botafogo do programa, que ainda conta com os núcleos Vila Olímpica Ivan Thomaz e Graça, o Pese é coordenador pelo ex-jogador do Belo, Magno, e pelos profissionais Márcio Miranda e Marden Ferreira. Na Maravilha, os estudantes das escolas municipais têm aula de futebol todas as terças e quintas, nos turnos da manhã e da tarde.

O professor Magno, como é chamado agora, destacou que a parceria é importante porque desenvolve não só o estudante como atleta, mas principalmente como cidadão.

– É um trabalho em que a gente resgata o valor da família, da escola. A nosso maior objetivo é a inclusão social e educacional. Fazemos todo um acompanhamento de cada um dos 120 meninos que integram o projeto. Eles precisam estar bem na escola e ter uma boa convivência com os pais para poder jogar – explicou Magno.

Os estudantes que frequentam as aulas do professor Magno no Botafogo têm de 9 a 15 anos. As aulas são nos horários da manhã e tarde, para que os garotos pratiquem futebol sempre no horário oposto ao da escola.

– Se o menino não fica pronto para o futebol, sai do projeto pronto para a vida, para ser um cidadão. Porque nosso objetivo é apresentar e forma nos garotos os conceitos básicos de cidadania e ética. Eles têm todo suporte da Prefeitura de João Pessoa, que dá todo o material e o aluno só entra com a chuteira, e do Botafogo, que abre as portas do clube para que a gente desenvolva esse trabalho – concluiu o ex-jogador do Belo e professor.

A parceria do Botafogo com a Prefeitura da capital também faz parte da política de responsabilidade social do clube, que se preocupa com o desenvolvimento humano das crianças e dos adolescentes que moram nas proximidades do clube. Além de ajudar na formação, física, psicológica e moral, o Belo desperta nesses meninos o reconhecimento da importância de carregar a estrela vermelha no peito.

Zenaide com Ascom

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *