Pessoas que não tomam água no frio podem adquirir pedra nos rins, alerta nutricionista

Produtos industrializados e consumo de bebidas alcoólicas em excesso, beber pouca água, são alguns fatores que podem facilitar o aparecimento de pedras no rins. É o que alerta a nutricionista Iraci Sabino, da Hapvida, sublinhando que nesse tempo de frio a tendência das pessoas é não sentir sede, e tomar pouca água.


Iraci recomenda evitar consumir produtos industrializados, e diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, e tomar muita água e sucos. “Tem algumas frutas que são importantes também, diuréticas, e que vão facilitar o funcionamento dos rins. Nós também não podemos esquecer um outro grande vilão, que é a carne vermelha”, diz, citando a quantidade excessiva de potássio e outros nutrientes, contidos nesse produto, podem comprometer o trabalho renal.


A nutricionista diz que o consumo de água, em excesso, deve ser regular, para que tudo o que organismo consome, seja eliminado, como o excesso de sal. Ela lembra, que a tendência de muitas pessoas nesse período de baixas temperaturas, é não tomar água. “Não faz atividade e toma pouca água. O que acontece, simplesmente, acumula as pedras nos rins”, frisa.


FRUTAS – Iraci Sabino recomenda algumas frutas diuréticas, e ajudam a evitar o aparecimento de cálculo renal, como melancia, abacaxi, pimentão vermelho (sem semente), juntamente com a diminuição do consumo de sal e bebidas alcoólicas.


Ela ainda dá algumas dicas que podem ser um sinalizar de que o indivíduo está desidratado, ou com pedra nos rins, como sentir sede, dificuldades para urinar e a urina de cor diferente. “Quando você começa a sentir esses sintomas, é preciso ficar preocupado”, complementa Iraci Sabino.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *