Promotor descarta presença de público nos estádios da Paraíba

Parece notícia de 2020. Poderia ser de 2019 também, ou 2018, qualquer ano em se tratando do futebol da Paraíba. Mas prestes a iniciar mais uma temporada, os estádios seguirão sendo problemas para que a bola role em nossos gramados.

Em entrevista ao site PBEsportes.net, Valberto Lira, Coordenador da Comissão Permanente Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, primeiro tratou de descartar totalmente a presença de público nos estádios, apesar de na final da Libertadores, realizada no Maracanã no último dia 30 de janeiro, ideia que é defendida por alguns dirigentes na Paraíba.

De acordo com o Procurador, a situação da pandemia não permite que a possibilidade seja levantada neste momento, e foi duro com quem propaga a ideia nos bastidores.

– Possibilidade que só quem pode partir de mente imbecil. Primeiro porque ainda estamos vivendo uma pandemia. Segundo, os estádios da Paraíba, nenhum tem laudo atualizado, e não tem história de que para amistoso é diferente. O Estatuto do Torcedor não fala sobre isso. A irresponsabilidade é tamanha que desde setembro nós mandamos para todos e pedimos interferência da Federação, e até hoje só a Prefeitura de Pombal, que não haverá jogos lá, é que cumpriu o conhecimento do formulário que remetemos. Criou-se uma máxima que a Paraíba é terra de ninguém. Gestores não mandavam os laudos e nós aceitávamos. Esse ano a comissão sequer vai visitar os estádios que não receberam o questionário. Se insistirem, vou fazer o mínimo que a lei me autoriza, que é requerer inquérito policial contra quem fizer isso, como já fiz contra aquela liberação que foi dada pela Secretaria de Saúde de Campina Grande – explicou.

A falta de documentação atualizada nas praças esportivas deve causar um imbróglio antes mesmo do início do Campeonato Paraibano. Isto porque Botafogo-PB e Treze iniciam as participações na Copa do Nordeste já no fim deste mês. A competição tem estreia programada para o dia 27, e os grupos serão definidos em sorteio na sexta-feira (04).

– Estou comunicando à CBF do impasse com relação aos gestores dos estádios da Paraíba, me retendo ao Amigão e Almeidão, e eles não têm laudos, assim não podem receber jogos – afirmou.

Por fim, Lira explicou que o Ministério Público irá cadastrar as torcidas organizadas para evitar aglomerações e também para um maior controle quando estas puderem voltar aos estádios juntamente com o setor de inteligência das polícias civil e militar.

– Vamos nos reunir essa semana com as polícias civil e militar, vamos elaborar um formulário online para que as torcidas preencham. Sem que haja esse cadastro, não podemos falar em presença de torcidas organizadas em estádios. Nos campos vamos ter a presença do setor de inteligência da polícia para conferir no sistema aquele torcedor que esteja portando a camisa para ver se ele está cadastrado, e se não estiver, não entra. As torcidas que não fizerem o requerido não podem entrar com faixas – concluiu.

Voz da Torcida

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *