Saiba como ver o eclipse lunar desta sexta no Brasil

Foto: divulgação

Ao anoitecer dessa sexta-feira (27), de julho de 2018, a Lua cheia aparecerá diferente no horizonte: estará eclipsada pela sombra da Terra e por isso não será clara e brilhante, como são as Luas cheias. A Lua cheia ficará escurecida, em tons de marrom ou avermelhados e daí veio a expressão “Lua de sangue”. O tom avermelhado, ocorre naturalmente por causa da interação da luz solar com a atmosfera da Terra. Quando esta interação ocorre no fim da tarde, ao entardecer, os raios de sol estarão interagindo com a camada mais baixa da atmosfera terrestre, que tem muitas partículas que “espalham” os tons de vermelho.

Esse será o eclipse mais longo neste século, que será de 1h 42min 57s. Mas o tempo total das fases visíveis no Brasil será de pouco mais de 3 horas.

Para não perder esse espetáculo, no fim da tarde, fique de costas para o lado onde o sol se põe. Na sua frente estará o lado que a Lua vai aparecer no horizonte. Mas preste atenção para que não tenha prédios na sua frente, que possam atrapalhar a visão da Lua.

No Brasil, vamos começar a apreciar apenas depois das 17 horas (horário de Brasília), quando a Lua estiver aparecendo no horizonte.

Todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar total lunar, mas não em sua totalidade, com todas as suas fases. Quanto mais próximo do litoral leste do país, maior será o tempo de visualização do fenômeno.

Terra

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *